NOTÍCIAS



Portal Sua Franquia

15 de fevereiro

De marca própria a franquia: por que mudar?

Começar um negócio do zero requer um grande investimento de dinheiro e tempo em formatação da marca, plano de negócio, branding e propaganda e não há garantias além das pesquisas de mercado de que seu negócio emplacará.

Nesse sentido contar com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado e suporte especializado e plano de negócio pré-estabelecido torna-se, talvez, uma das maiores vantagens do mercado de franquias.

E essa vantagem pode ser percebida não apenas por negócios recém-abertos. Fundada em 2005, a rede de calçados Lojas Viggo, de acessórios em couro para o público masculino, oriunda da capital do Rio Grande do Norte, decidiu expandir nacionalmente por meio de franchising em 2016.

A Barbearia Bar, por outro lado, começou a formatação logo no início da operação. Inaugurada em abril de 2015 para oferecer cuidados estéticos exclusivos para homens, concluiu em 2016 o processo de formatação da marca e tem como plano expandir via franchising em 2017. O rápido crescimento do negócio e a grande procura pelos serviços impulsionaram essa mudança de rumo, já que o modelo de franquias é hoje uma das mais viáveis e seguras para a expansão dos negócios.

E como segurança parece ser mesmo a palavra de chave do franchising, Alan Arantes, franqueado da Gigatron Franchising de Goiânia, precisou perder a sua para apostar em franquias. Em 2011 abriu seu primeiro negócio, na área de Consultoria em Gestão. No entanto, sentia falta de gerar recorrência e estabilidade no negócio. Como a consultoria tinha “prazo de validade”, as incertezas incomodavam o empresário.

Foi quando, no final de 2013, ele conheceu a Gigatron Franchising, durante uma feira do Sebrae, em Goiânia. Abriu então uma franquia da rede e, durante dois anos, ainda conciliou o trabalho de consultoria em gestão que já tinha, com a Gigatron. No entanto, em maio de 2015, tomou a decisão de se dedicar apenas à rede de franquias. “Foi o melhor investimento da minha vida. Aumentei meus números em 200%. E hoje em dia, me mantenho com a recorrência que a franquia na área de Software possibilita e projeção de crescimento para 2017 de 100%”, conta o franqueado.

As informações estratégicas de franqueadores são fundamentais, especialmente para os debutantes no mundo dos negócios. Contar com a consultoria e apoio de quem talvez já tenha passado pelo mesmo e construiu uma marca forte a ponto de expandir para o franchising é, sem dúvida uma vantagem real e preciosa.

 

Leia a matéria da Sua Franquia na íntegra.